3 Erros ao tentar reduzir o açúcar no sangue. L

Erros comuns no controle de diabetes devem ser evitados para melhorar a qualidade de vida dos portadores e previnir complicações. Alguns desses erros não são percebidos pelo paciente enquanto outros são cometidos por descuido e demais motivos.

1) Errar na dosagem de insulina

Pacientes diabéticos que necessitam injetar insulina diariamente devem ficar bem atentos quanto à dosagem a ser administrada. Para tanto é importante conferir a quantidade prescrita pelo médico, aspirar o líquido do frasco e certificar-se da quantidade a ser administrada.

Além disso, é importante utilizar somente a seringa própria de insulina, descartar a agulha após a utilização e passar um algodão com álcool 70% na região. Outra questão fundamental é fazer o rodízio nos locais de aplicação; pode ser o braço, barriga e pernas para evitar a formação de queloides.

2) Descuido com outras doenças

As pessoas que têm diabetes não podem se descuidar das outras doenças que apresentam, mesmo que seja um simples resfriado. A mudança hormonal que o paciente diabético sofre ao longo dos anos interfere em outras doenças e nos medicamentos utilizados.

Pacientes hipertensos, que sofrem de problemas de tireoide, dentre outras situações devem sempre ser orientados por um médico.

Isso porque esses profissionais ajudarão no melhor tratamento e fornecerão orientações específicas para esses casos, evitando assim alterações da glicose sanguínea ou complicações das outras enfermidades.

3) Na escolha da alimentação

O paciente diabético tem um excesso de açúcar no sangue, ou seja, hiperglicemia. A insulina é usada para diminuir esses níveis de açúcar, caso contrário, o paciente pode desenvolver problemas.